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Atualizado em 11/05/2017

Funil de Vendas

Introdução

Este artigo detalha como implementar um funil de vendas. O funil de vendas é uma ferramenta importante no monitoramento de performance de campanhas digitais. A implementação requer classificar todas as páginas do site. Isso é feito definindo variáveis JavaScript que contém informações sobre conteúdo das páginas.


Quem queremos afetar

Todos os usuários.


O que queremos

Queremos indicar 3 informações, em todas as páginas do site. O Front Controller (index.php), ou outra abstração semelhante, são lugares convenientes para a execução de código que determine os valores das variáveis. As variáveis são as seguintes:



Tipo de página

Todas as páginas precisam ser classificadas quanto ao tipo de página, ou seja precisam definir o 'ListingPageType', que pode ter os valores relacionados abaixo:



ID e preço do produto

As páginas classificadas como 'offerdetail', 'conversionintent' e 'conversion' deverão também definir os valores de 'ListingId' e 'ListingTotalValue'. Nas páginas definidas como 'home' ou 'other' esses valores não precisam ser definidos.


Como classificar as páginas

Você deverá imprimir um pequeno código javascript que inicializa as três variáveis com os respectivos valores. Esse código usa um dataLayer, portanto deve ser impresso após a inicialização do dataLayer ou após a inicialização do container GTM. Mais detalhes em https://developers.google.com/tag-manager/devguide.


Exemplo: Código JavaScript que define as variáveis. Note que o valor do produto é numérico, e não string.



E se o formulário for na mesma página que os Detalhes?

É muito comum que sites imobiliários tenham o formulário de contato na página de detalhes. Isso quer dizer que não existe página de Intenção de Converter (conversionintent). Por ser uma página de grande importância no funil de vendas, é necessário contornar esse problema. Fazemos isso "simulando" a página de contato quando o usuário interage com o formulário.


Para detalhes sobre como implementar essa solução, veja como simular a página de intenção de conversão .

Conclusão

A classificação das páginas dessa maneira nos permitirá medir o engajamento dos usuários com o site e melhorar o direcionamento de campanhas de marketing digital.