Conforme vimos nos artigos “Vale a pena anunciar na Internet?” e “Divulgação de imóveis pela Internet”, não ter presença digital hoje em dia é abrir mão de grande parte do público alvo. Mas, mesmo assim, 43% das empresas brasileiras ainda não tem site.
O site próprio é sua identidade na Internet, seu espaço, sua casa. Certamente é a ferramenta mais importante, básica e essencial para qualquer estratégia digital. Por isso, chega a ser surpreendente o percentual de empresas brasileiras sem site. Mais surpreendente ainda é o fato desse número estar praticamente estável desde 2012. E a verba não é exatamente o motivo dessa ausência online pois existem até empresas grandes que ainda não deram a devida importância para isso: Veja o percentual de empresas sem site segundo o seu porte:
Grandes: 13%
Médias: 25%
Pequenas: 48%
Geral: 43%
Se fizermos um paralelo para o setor imobiliário, estima-se que no Brasil haja em torno de 32 mil imobiliárias. Dessas, quase 14 mil não devem possuir site. Bastante né?
Algumas imobiliárias devem se questionar: não tenho site mas tenho presença digital por meio das redes sociais e anúncios em portais. Isso não válido? Claro que sim. Mas, qual é a identidade da imobiliária? É a mesma identidade dos portais e redes sociais?
Além disso, fizemos uma pesquisa interna e verificamos que, em geral, a qualidade dos clientes que chegam pelo site da imobiliária são bem melhores que os chegam pelos portais. Os portais costumam converter em venda de 0,5% a 2,0% dos contatos que geram. Já o site converte algo entre 2,0% e 4,0%.
Mas, agora você deve estar se perguntando: um site deve custar uma fortuna e infelizmente não tenho muito para investir. Como devo fazer? Bom, realmente existe todo tipo de site. Mantendo a comparação entre site e casa, há sites que são verdadeiras mansões e há sites que são mais simples. Mas o mais importante é você ter um site aconchegante e convidativo. Afinal de contas, é sempre mais aconchegante ficar num lugar pequeno e organizado do que em um lugar grande e bagunçado. Veja na figura abaixo. Onde preferiria estar?
Por isso, se o problema for recurso, comece com algo mais simples e, assim que for possível, vá melhorando aos poucos. Você certamente sentirá os benefícios da presença digital.
Fonte:
http://blog.ondemorar.com.br/as-30-cidades-brasileiras-com-mais-imobiliarias/