email-marketing

 

Uma das primeiras formas de divulgação online que surgiu foi o e-mail marketing. Muito utilizado até hoje, nada mais é do que enviar e-mails fazendo a divulgação de algum produto, serviço, promoção, etc. Segundo pesquisas, se bem feito, é a ferramenta que mais dá retorno no mundo digital. Mas atenção a observação se bem feito.

 

Muitos de vocês certamente já abriram suas caixas de e-mail e encontraram aquele monte de e-mails oferecendo produto e serviços pelos quais nunca tiveram interesse. Inicialmente (se é que alguém ainda se lembra dessa fase) não devem ter se incomodado muito mas, depois de receber frequentemente e-mails de diversas empresas oferecendo coisas que não faziam o menor sentido para você, já se tornou um saco. Detectando esse inconveniente, as empresas de e-mail até começaram a fazer um pré-filtro e direcionar essas propagandas para uma pasta de spam e aí sim as campanhas de e-mail marketing tiveram que ser mais trabalhadas.

 

stop spam

 

Então, vamos às boas práticas para melhor retorno do e-mail marketing:

 

  1. utilize uma lista de e-mail de usuários que demonstraram interesse no serviço ou produto que oferece. Essa lista pode ser criada por cadastros em seu site, redes sociais, eventos do setor, etc. Nunca compre aqueles cds que são vendidos nas ruas das grandes cidades do Brasil que possuem o endereço de milhares de e-mails. Essas milhares de pessoas não tiveram contato nenhum com você nem demonstraram absolutamente nenhum interesse pelo que oferece.
  2. sempre que enviar um e-mail, disponibilize um link para que o usuário possa optar por parar de receber sua divulgação. Apesar de parecer contraproducente, essa atitude dá mais liberdade para o próprio consumidor decidir se quer receber seu conteúdo e isso ajuda a manter a boa imagem de sua empresa. 
  3. varie o conteúdo. Não envie somente e-mails para vender algo. Envie também conteúdo, dicas, curiosidades. Isso aproxima o cliente e contribui para manter o relacionamento de longo prazo.

 

O e-mail marketing possui muitas vantagens:

 

  1. baixo custo comparado com os demais meios de comunicação;
  2. comunicação rápida pois seu público alvo recebe a informação praticamente no momento em que ela é enviada;
  3. aumenta o tráfego no site;
  4. possibilidade de medição dos resultados: existem ferramentas que permitem medir a taxa de abertura e taxa de cliques, por exemplo.

 

 

 

 

 

Fonte: 

http://www.portalwebmarketing.com/Marketing/E-mailmarketingVantagens/tabid/781/Default.aspx

http://www.profissionaldeecommerce.com.br/beneficios-email-marketing/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/4-vantagens-do-e-mail-marketing-para-e-commerce/

http://www.maisdinheiro.net/email-marketing-vantagens-e-desvantagens/