Você já tem uma conta no AdWords, mas ainda não tem certeza de como organizar seus anúncios. O objetivo deste artigo é dar um exemplo de configuração para uma imobiliária de pequeno porte.
Se você já tem uma conta, pode seguir os passos abaixo e no final decidir se quer ou não publicar a campanha. Se você não tem uma conta, veja como criar uma.
Imobiliária Supimpa
Nossa imobiliária imaginária está localizada no centro de São Paulo, mas também tem imóveis em vários bairros da região central. Temos um orçamento de R$ 50 por dia para investir em AdWords.
Nossos anúncios são imóveis, então vamos organizar nossas campanhas em torno das características desses imóveis. As coisas mais importantes em um imóvel são a sua localização, o tipo, e a descrição.
Primeira campanha
Vamos começar pelo nosso bairro principal: Centro. Vá até a aba Campanhas e crie uma nova campanha para Apenas rede de pesquisa, e configure assim:
Nome da campanha: Centro
Locais: São Paulo
Estratégia de Lances: Maximizar Cliques
Orçamento: R$ 20
Note que estamos usando apenas R$ 20 dos R$ 50 disponíveis diariamente. O restante será dividido entre os bairros do entorno e Remarketing. A estratégia de lances que escolhemos é a que possibilita o maior número de cliques com nosso orçamento, ou seja, pagar o mínimo possível por clique.
Salve e continue.
Grupos e Palavras-chave
A tela seguinte permite criar grupos dentro da nova campanha. Vamos criar dois grupos de anúncios. Preencha o Nome do primeiro grupo com Apartamentos no Centro. Nas palavras-chave coloque uma por linha da seguinte forma:
imóveis no centro
apartamento no centro
apartamento 1 dormitório no centro
apartamento 2 dormitórios no centro
Pode colocar outras que achar relevantes. Lembre-se que essas palavras chave vão causar a exibição de anúncios no Centro, então não é bom entulhar com palavras-chave de outros bairros.
Clique em Continuar, para criarmos um anúncio de texto.
Anúncio de Texto
Vamos configurar o anúncio de texto. Este anúncio levará para a página do seu site que mostra Apartamentos no Centro. Coloque a URL correspondente, e digite os títulos e a descrição.
URL final: http://www.imobiliariasupimpa.com.br/apartamentos/centro
Título 1: Apartamentos no Centro
Título 2: 1, 2 e 3 dormitórios
Descrição: Apartamentos no Centro. Ofertas exclusivas para comprar e alugar.
Clique em Salvar e concluir. Pronto, temos a primeira campanha configurada.
Campanhas? Grupos? O que são? Onde estou?
A interface do Adwords é complexa e pode intimidar um pouco, até mesmo quem está acostumado com sistemas mais avançados.
Não se assuste! Sempre que se perder na interface, ou quiser uma visão geral da sua conta, clique no menu Campanhas, lá no alto da página, e depois na aba Campanhas.
O AdWords permite organizar os anúncios em Campanhas e Grupos. Pense neles como “pastas”. As campanhas são pastas onde você pode criar Grupos de anúncios. Dentro dos grupos você coloca Anúncios e Palavras-chave. As palavras-chave dentro de um grupo causam a exibição dos anúncios dentro do mesmo grupo.
Você verá uma lista com todas as suas campanhas configuradas. Daqui você também tem acesso às abas de Grupos, Anúncios e Palavras-chave, dentre outras. Vamos aprender mais sobre todas elas em detalhes em artigos futuros.
Estrutura
A estrutura que temos até agora é uma campanha, Centro, que contém o grupo Apartamentos, que por sua vez contém anúncios e palavras-chave de Apartamentos no Centro. Essa campanha tem orçamento de R$ 20 por dia.
Expandindo o modelo
Vamos expandir esse modelo. Podemos criar mais grupos para a campanha Centro, bem como novas campanhas para os bairros secundários, mas onde também temos atuação.
No caso da Imobiliária Supimpa, criamos uma campanha para República, onde também atuamos, e deixamos um orçamento bem menor para os bairros Brás e Sé, onde temos pouca atuação.
Se quiséssemos, por exemplo, tentar expandir nossa atuação para a Sé, poderíamos reforçar o investimento na área em conjunto com ações para ampliar a carteira de imóveis no bairro. Veja como ficou na figura abaixo.
Finalizando
Somando tudo até agora temos um gasto diário de R$ 40 / dia. Os R$ 10 que restam no nosso orçamento diário serão aplicados em campanhas de remarketing. Vamos configurar isso e muito mais nos próximos artigos.