AdWords para Venda de Imóveis

 

A maioria das imobiliárias que usam AdWords, seja por conta própria ou com agência especializada, faz campanhas institucionais. Elas servem para fixar a marca e criar presença no mercado. O objetivo desse tipo de campanha é ter o máximo de exposição da marca por valor investido.

 

Existe outra forma de usar AdWords, mais agressiva e proativa, que é fazer campanhas de vendas. Esse tipo de campanha tem como objetivo fechar negócios com o imóvel, e não apenas fixar a marca da imobiliária.

 

O problema é que administrar campanhas de venda não é nada fácil. Existem ferramentas, mas a maioria é feita para e-commerce, e o mercado imobiliário quase nunca funciona da mesma forma.

 

É possível aplicar ferramentas de e-commerce para imobiliárias. Lançamentos, por exemplo, têm unidades muito parecidas, e podem tirar proveito de recursos de automação. Mas quando o assunto é imóveis de terceiros, as características ficam bem particulares, e as facilidades das ferramentas tradicionais perdem um pouco o sentido.

 

As vendas são offline

 

Sem dúvida, a maior diferença do mercado imobiliário é que as vendas são raramente feitas online. Quase todo o processo (busca, descoberta, interesse, contato) acontece na Internet, mas o fechamento dos negócios se dá em pessoa, depois de muita procura, avaliação, e um levantamento de documentos e certidões que é complexo e burocrático .

 

Imóveis são caros, e o valor elevado exige cuidado antes de fechar. Comprar uma TV ou uma camiseta no cartão de crédito é uma coisa. Comprar um apartamento, uma casa, ou um terreno é outra bem diferente.

 

Não existe controle de estoque

 

No e-commerce tradicional, temos muitas unidades do mesmo produto. Se a loja vende roupas, têm várias camisetas vermelhas, várias azuis, e assim por diante. Quando o estoque termina, a campanha sai do ar.

 

No mercado imobiliário de terceiros, cada produto é único. Pode até acontecer da imobiliária ter unidades parecidas no mesmo prédio ou condomínio, mas em geral a diversidade é tão grande que cada oferta tem estoque de 1 unidade.

 

Quando um imóvel é vendido ou alugado, é preciso retirá-lo do ar para não desperdiçar dinheiro. Acontece que se o imóvel não for exclusivo, pode já ter sido vendido por outra imobiliária, então é possível que você esteja anunciando sem estoque, e nem saiba disso.

 

Dificuldade de Gerenciamento

 

Essas características tornam difícil gerenciar campanhas de AdWords para imóveis, especialmente para imobiliárias grandes, com milhares de unidades. Além de cuidar para tirar do ar os imóveis que foram vendidos, tem também o trabalho de cadastrar as ofertas novas, criar as descrições do imóvel, as palavras-chave, configurar extensões de anúncios, rótulos, e depois de tudo ainda ter de acompanhar os resultados de cada uma individualmente.

 

É essa dificuldade que força a maioria das imobiliárias a optarem por campanhas institucionais, e não orientadas a vendas.

 

Solução

 

Pensando nessa dificuldade, criamos o Epungo para AdWords, que resolve esses problemas. Nosso robozinho fica de olho no seu banco de dados e quando detecta uma alteração, toma sozinho as ações necessárias na sua conta. É tudo automático e integrado, é só cadastrar os imóveis no seu sistema e eles são publicados no AdWords. Quando der baixa, eles saem.

 

E isso é só o começo. Além de gerenciar os anúncios, os resultados são monitorados e ações tomadas para atingir os objetivos estabelecidos pelo cliente. Isso é possível pois configuramos os sites dos nossos clientes para medir a performance dos anúncios AdWords.

 

Com essas medidas podemos traçar o perfil da audiência que estamos atingindo e concentrar os investimentos nas pessoas com o perfil desejado.

 

Estratégia

 

Ao levantarmos o perfil do público-alvo, descobrimos quanto custam contatos de interessados nos imóveis em cada região.

 

Assim podemos focalizar o investimento nas regiões de maior interesse. Finalmente podemos otimizar as campanhas para obter contatos ao menor custo possível.

 

Isso só é possível pois usamos software proprietário, feito para o mercado imobiliário brasileiro, com base em 6 anos de experiência em mídias digitais imobiliárias.

 

Setup e Consultoria em SEO

 

Investir em AdWords sem medir resultados não é recomendado. Por isso, configuramos os sites dos nossos clientes para monitorar performance antes mesmo de criarmos os anúncios. O resultado é uma consultoria de Otimização para Motores de Busca (SEO), parte integrante da nossa estratégia.

 

Sugerimos alterações no site que visam melhorar a performance orgânica (grátis), mas que influenciam fatores que o AdWords usa para julgar a qualidade do site, o que tem impacto positivo nos resultados.

 

AdWords para venda de imóveis é mais uma novidade na qual somos pioneiros. Nossa obsessão é extrair o máximo por valor investido.

 

Por isso nossos clientes vêem mais resultados.